Dia 53: O diário de Helena Morley

capa-portugues-livro-minha-vida-de-menina

Acabei de ler, neste momento, Minha Vida de Menina.

O livro é a versão publicada do diário de Alice Dayrell Caldeira Brant, com o pseudônimo de Helena Morley. Quando comprei esse livro, já sabia que ia gostar, e não me decepcionou nem um pouco.

É uma fonte valiosíssima sobre a vida no interior de Minas Gerais no fim do século XIX. As crenças, as superstições, festas, passatempos… Tudo pela ótica de uma menina muito esperta.

O livro cobre três anos da vida de Alice, do início de 1893 até o final de 1895. Foi publicado pela primeira vez em 1942, tendo sido mais tarde traduzido para o inglês (The Diary Of Helena Morley, por Elizabeth Bishop), francês e italiano.

Já está entre meus favoritos e provavelmente vou reler umas trinta vezes. Recomendadíssimo.

Como curiosidade, fica aqui um artigo da Times, de 1957, sobre o livro.

.

MORLEY, Helena [Alice Dayrell Caldeira Brant]. Minha vida de menina. 9ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 335 p.

Deixe uma resposta

