Dia 15: Palácio das Artes

Ontem o Hugo e eu combinamos de irmos hoje ao Ciclo Tecer, no Palácio das Artes, para assistir O Céu de Suely. A sessão seria às 17:00, então eu planejei o meu dia todo, detalhe por detalhe, de modo a conseguir chegar a tempo de retirar o ingresso. Como não podia ser diferente, Murphy não deixou barato, mas consegui chegar até com 10 minutos de antecedência!

ÀS 16:30 o Hugo me encontrou na porta do Palácio, me pentelhou para ir com ele tirar foto com alguma repórter famosa – que eu não sei quem é – que estava fazendo uma matéria ali em frente, e em seguida entramos pra pegar o ingresso. Como ainda faltava meia hora pra sessão começar, resolvemos dar uma espiada em uma exposição ali ao lado. Não fazíamos idéia do que se tratava, e ficamos um bom tempo sem saber, porque só muito depois é que percebemos que começamos a galeria pelo fim.

A princípio, as pinturas e esculturas pareciam infantis, então pensamos que fosse algo do gênero. Depois, reparamos que as assinaturas se pareciam, na verdade, com a de pessoas semi-analfabetas ou com muito baixo nível escolar. Concluímos que deviam ser pessoas mais idosas em algum tipo de programa. Por fim, conforme a coisa foi evoluindo, eu palpitei que deviam ser obras de pessoas com algum tipo de comprometimento mental e estava certa: chegamos ao final – que na verdade era o começo – da exposição e descobrimos se tratar da exposição A Dois Passos do Chão, que mostra trabalhos de usuários de alguns centros de convivência de BH.

29902991

Em seguida fomos à exposição comemorativa dos 40 anos do Centro de Artesanato Mineiro. Foi… sem noção. Adoramos. Cada obra mais linda que a outra, quase tudo em madeira. Queria ter encontrado alguma foto legal pra mostrar aqui, mas só achei a desse site e, embora seja legal e tal, não dá nem idéia do que é o evento.

convitevirtual_horizontal_2

Saímos já em cima da hora e corremos pra sala de cinema. Foi a conta de sentar e o filme começar.

‘O Céu de Suely’ é intenso. A história é a de todo dia: a moça de 20 que engravida e é abandonada pelo namorado. E aí Hermila tem que se virar. Começa vendo rifa de uísque e acaba tendo a idéia de rifar a si mesma sob o pseudônimo de Suely. E daí é só esperar o desenrolar. O bom e o ruim da história é que é bem real. É bom porque é mais fácil de identificar. É ruim porque é verdade. E aí você não sabe com o que fica mais desconcertado. Porque no fundo de tudo existe a pobreza sem fim.

O+Céu+de+Suely

Saímos e fomos ao meu ponto de ônibus de sempre. Chegando, o Hugo já avistou o dele e pulou dentro. Uma sorte, porque o trânsito estava caótico e não dava mostrar de liberar outro ônibus muito cedo. O ponto estava abarrotado de gente. Quando ele se foi, me dei conta de que não tinha dinheiro e precisava de um caixa eletrônico. Aí eu agradeci muito pelo cartão mágico que me dá acesso à Faculdade de Medicina, onde eu podia encontrar um caixa sem ter que andar muitos quarteirões.

Tirei o dinheiro e rumei pra fora de novo, e foi aí que eu fechei meu passeio com chave de ouro. Ao sair, cruzei com um professor de lá que tem um certo grau de parentesco próximo com um poeta muito famoso que todos nós já invocamos um dia em alguma prova de literatura. Ele me cumprimentou e eu, como sempre, tive ímpetos de me jogar no chão e fazer reverências.

O Ciclo Tecer vai só até amanhã, com uma única sessão do filme Santiago, às 20h. A exposição A Dois Palmos do Chão vai até terça, e a dos 40 anos vai até domingo. Todos com entrada franca.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dia 15: Palácio das Artes

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for Dia 15: Palácio das Artes « Tata Lombardi [lombardi.wordpress.com] on Topsy.com

  2. Bota trânsito caótico nisso!!!
    Demorei 1 hora e meia pra chegar em casa!!

    Nháááá!! Eu queria ter tirado foto com a Narriman Sible!! Ela é foda!!! rsrsrs

    Quanto ao filme sem comentários!!
    Valter Salles não assina porcaria né??
    Daquele tipo de filme que você não consegue tirar os olhos da tela um minuto!!
    Fantástico!!
    Quero ver de novo!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s