Dia 45: Quetzal

Eu estava dando uma olhada em uma exibição on-line de ilustrações de pássaros, quando me deparei com esta pintura:

h112-001

Na verdade, não foi a imagem em si que me chamou a atenção, mas o nome do pássaro. Não o nome científico, Pharomachrus mocinno, que aparece embaixo da figura; mas o nome popular: quetzal. Me chamou a atenção porque, embora eu tenha visto várias vezes associações entre Quetzalcoatl e este pássaro, jamais tive a curiosidade de vê-lo.

Fui ao Google Imagens por mera curiosidade e fiz a busca. Fiquei pasma. É um pássaro belíssimo!

quetzal-verticalRalph-Resplendent_Quetzal

Quetzal é um nome dado a muitos pássaros da América Central, na verdade. Este é o quetzal-resplandescente. Vale dizer que essas rectrizes lindas, como em outras aves, são exclusivas dos machos. Um artifício para atrair fêmeas. Os dois também podem ser diferenciados pelos bicos: o dos machos é amarelo, enquanto as fêmeas têm bico preto.

O quetzal-resplandescente era considerado um pássaro sagrado para os astecas. Era o deus do vento, e suas penas eram usadas pela nobreza em associação a Quetzalcoatl. Matá-lo era considerado crime. Hoje, é o pássaro nacional da Guatemala. Eis uma representação do deus com o pássaro:

649px-Quetzalcoatl_magliabechianoOs astecas tinham razão. É de fato um pássaro a ser venerado.

.

A imagem do quetzal é John Gould e não me atraiu muito. A que eu mais gostei foi essa, de John James Audubon:

h015-008

5 pensamentos sobre “Dia 45: Quetzal

  1. Pingback: Dia 100: Estatísticas « Tata Lombardi

  2. Pingback: Dia 200: Estatísticas « Tata Lombardi

  3. Pingback: Dia 224: Desabafo brazuca « Tata Lombardi

  4. Pingback: Os números de 2010 « Tata Lombardi

Deixe um comentário

