Dia 47: Memória de peixe

Eu me esqueci do post de ontem. Assim, simplesmente. Fiquei assistindo bobagens até tarde e fui dormir. Pronto.

Perdoem minha velhice.

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Update:

Então, ok. Um pouco sobre o fim de semana e meu momento Dóri:

A razão por eu ter esquecido de postar ontem é bem específica. Eu passei o fim de semana mofando e assistindo a primeira temporada do America’s Next Top Model. Mea culpa, eu sei. Mas eu vi um episódio por acaso na TV a cabo – não sabia que ainda passava – e lembrei de quando a Anika e a Rachel passavam madrugadas acordadas assistindo, e aí deu vontade de ver. E descobri que a diferença dele pro BrNTM são gritantes!

Primeiro, pelo quesito pretensão. O BrNTM parece mais do que pode. Sim, porque, não é por nada, não, mas o que é a ‘Revista Gloss’? E contrato com a C&A?! Ah, não, gente. Vamos combinar que as premiações podem ser melhorzinhas, né? Na versão americana, a revista é a Marie Claire e o contrato é com a Revlon. [Fica aqui claro que eu não apóio nenhuma das citadas, mas é indiscutível o contraste das premiações.]

Tá, né? Mas aí a gente ignora. Até porque Marie Claire e Revlon podiam bem evaporar. Só que aí entram outras coisas. Na versão brasileira, tem todo um clima formal, cheio de coisas, uma aura de superioridade dos jurados. A coisa deles deixarem bem claro, em palavras ditas, o tempo todo, de que estão ali pra ensinar, e as modelos pra aprender. Ponto. E a diferença da Fernanda Mota pra Tyra Banks… por favor, né? A Fernanda Mota não desce daquele salto e não tira aquela maquiagem de femme fatale um minuto. A Tyra Banks tá sempre fazendo macaquices com as meninas e existe um clima muito mais íntimo. Publicidade que seja, é muito melhor.

Outra coisa: é muito óbvio – até pelo desenrolar do programa – que isso é influência da Tyra Banks, mas das dez competidoras finais, cinco eram não-brancas (1º ciclo). Oi? Na versão nacional, o mesmo era aplicável apenas em três das treze finalistas (no atual ciclo, o 3º). Agora calculem comigo:

– De acordo com o United States Census Bureau, 79,8% da população americana é branca.

– Já no Brasil, segundo o IBGE, os brancos são 49,4%. Quer dizer, os que se dizem brancos. Porque muita gente não sabe ou não assume que é multirracial. Então vamos imaginar que é daí pra menos.

Concluindo: Sou só eu que vejo alguma coisa errada? Num lugar onde ‘apenas’ 20% da população é composta de não-brancos, metade das participantes é branca; no outro lugar, onde reconhecidamente menos da metade da população é branca, as modelos não brancas têm uma participação de aproximadamente 23%?! Isso não tá meio invertido?

Acho que reflete muito o pensamento na moda brasileira – tá, isso não é fenômeno exclusivo daqui, mas aqui é mais chocante porque, bem, é o Brasil, né? Não dá pra ignorar que é um país mulato. Não vamos fazer como a Glória Coelho:

“Na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?”

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Por outro lado, sempre existe um outro lado. Acho que no quesito estética Brazilians do it better. Não preciso dizer que americanos têm um gosto terrível para decoração, né? Pois é, mas digo: americanos têm um gosto TERRÍVEL para decoração. E mesmo a moda é bastante… er. Muitas coisas que apareceram como ‘high fashion’ ali são de gosto duvidável. E os cabelos… cara… não. A única coisa que eu gostei foi a maquiagem. Sempre interessante.

No fim, acho que nunca vou deixar de associar modelos americanas com concursos de beleza. Até mesmo aquela Janice Dickinson, ex-top, que fez questão de esculhambar todos os aspectos de pageantry das candidatas, não me convence com aquele botox e silicone. É de um mau gosto tremendo.

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Tá, chega de maldade.

Eu não entendo de moda, não entendo de modelos, não entendo de nada disso. São só opiniões leigas. É bom deixar claro antes que alguém se sinta ofendido.

Mantenho, claro, a postura sobre não-brancos. Sinto muito, mas é absurdo.

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