Dia 103: Os Lombardi

E ontem eu esqueci de postar. Perdoem-me. É que fim de ano aqui em casa é sinônimo de loucura. Estou ajudando minha mãe com as encomendas que ela vai entregar até o fim do ano pra poder descansar um pouco em janeiro.

__

Quando o Lombardi morreu – e todos os dias, na verdade -, todo o meu MSN veio me perguntar se era meu parente. No Brasil, não é um sobrenome tão comum, então todo mundo pensa que é uma família só. Bem, deixem-me explicar.

Esses círculos marcam as regiões povoadas por Lombardi na Itália, conforme a legenda (clique na imagem para ampliar). Como fica bem óbvio, é um sobrenome bastante comum na Itália. Na verdade, o 19º mais comum.

Na maior parte dos casos, é um sobrenome toponímico, que indica alguém que veio da Lombardia. Em outros, pode ser uma indicação de profissão – italianos que mexiam com dinheiro na Inglaterra eram comumente chamados de ‘lombardi’ – ou étnico, em referência aos lombardos, que governaram a Península Itálica de 568 a 773 – a origem do nome, aliás.

No meu caso, embora minha família não tenha vindo da Lombardia, também é um toponímico. Minha família vem de Cápua, província de Caserta, na Campânia, região que foi um gastaldato lombardo dentro do ducado de Benevento, e mais tarde foi transformada no Principado de Cápua. Logo uma região cheia de lombardos, o que fez com que a população local ficasse conhecida como ‘lombardi’.

Os Lombardi estão em mais de 2.000 comunas italianas. Acho que já deu pra perceber que são muitas, muitas pessoas. Portanto, eu não sou parente do Lombardi, nem da Bruna, nem do Rodrigo, nem do Carlos. Assim já respondo todas as 5 perguntas diárias no meu Formspring.

Por outro lado, se você conhecer algum Scavazzini, pode ter certeza que tem algum grau de parentesco comigo.

Alguém duvida?

3 pensamentos sobre “Dia 103: Os Lombardi

    • Hahahaha! Super modesto, hein? Eu sei da existência de pelo menos umas três Thais Lombardi. Haha. Mas Thais Scavazzini é mais difícil.

      Esses dias lembrei de você em Passos, porque vi uma ‘Contabilidade Avelar’ e em seguida vi a ‘Contabilidade Cardoso’. Hahahaha.

Deixe um comentário

