Dia 111: 80 anos da chegada do Zé Padeiro

Hoje, 31 de dezembro de 2009, é pra mim um dia muito mais importante do que simplesmente o último dia desse ano. Porque faz exatamente 80 anos que meu bisavô português, meu último antepassado a chegar no Brasil, pisou no Rio de Janeiro. 80 anos.

José da Silva, mais conhecido como Zé Padeiro, veio de Aveiro fugindo da Ditadura Nacional e de alguma confusão causada pelo jeito mulherengo. O nome de família era Esparrinha, mas, devido ao costume regional de só dar o sobrenome ao filho mais velho, meu biso acabou virando Silva.

Quando chegou, já tinha 22 anos. Tinha gastado todo o dinheiro a bordo do barco alemão em que veio bebendo. Se casou com a minha bisa, Maria do Carmo Graça, portuguesa de Trás-os-Montes* que havia chegado ao Brasil ainda criança, e teve cinco filhos: Hélio, Célio, Penha (minha avó), Zélia e Hilda.

Eu fui a única bisneta que ele viu, literalmente. Pouco depois do meu nascimento, meu bisavô ficou surdo e cego. Até por isso tivemos pouca intimidade. Eu o via sempre, mas, criança que era, não via muito interesse em alguém que não podia brincar comigo.

Faleceu em 1999, enquanto eu participava de um campeonato de judô. Só fui saber quando cheguei em casa.

Embora eu não tenha tido grandes ligações afetivas com ele nem conhecido minha bisavó – que todo mundo chamava de vó Quita -, a presença deles em casa é grande. As histórias e os costumes. Hoje vai ser dia de ver fotos, contar histórias e cantar fado.

O plano era fazer esse post com fotos bonitinhas, mas pelo jeito não vai ser hoje.

Feliz Ano-Novo procês e Feliz 80 Anos pra mim!

_

*Quando ela veio, ainda era Trás-os-Montes, mas mais tarde a região foi dividida e deu origem ao Distrito de Bragança e ao Distrito de Vila Real.

2 pensamentos sobre “Dia 111: 80 anos da chegada do Zé Padeiro

  1. Pingback: Dia 114: Folia de Reis « Tata Lombardi

Deixe um comentário

