Dia 117: O Menino do Pijama Listrado

Vi alguém dizendo aí pela internet afora que essa nova onda de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial – era uma crítica sobre o filme título do post – é só uma forma de ‘fetichizar’ o sofrimento judeu. Hum. Me deixou pensando por um momento. Em como a gente ‘gosta’ de ver gente sofrendo.

Mas a questão não é essa. É claro que a história é fantástica e bem coisa de cinema. Ainda assim, nada do pano de fundo é irreal. É tudo verdade. Tudo aconteceu. E a sensação que eu tenho quando vejo coisas assim é de que têm que ser lembradas, mesmo; pra que não se repitam.

O Menino do Pijama Listrado é bem dramático e ligeiramente surreal na história central, mas lindo. Eu, particularmente, gostei de todos os atores, especialmente do Jack Scanlon, que faz o Shmuel, o tal menino de pijama. Ah, e o David Hayman (Pavel)! A cada cena em que ele sofre, eu sofri junto.

Eu ainda prefiro o Eli Roth metralhando Hitler – como diz o Hugo, lava a alma -, mas o filme é muito bom. Dica? Assistam esse, depois ‘A Queda’ e depois os ‘Bastardos…’. Garanto que você sai vingado.

__

Como eu tinha dito que daria minha nota sobre Duro Aprendizado, aí vai:

O filme não é nenhuma obra-prima. É muita coisa misturada, de um jeito confuso. Ficou um excesso desnecessário. Daria dois filmes tranquilamente. Ele passa a sua mensagem, e é isso que importa, mas no final você ainda fica com aquela sensação de que poderia ser melhor.

2 pensamentos sobre “Dia 117: O Menino do Pijama Listrado

  1. Ganhei esse livro de presente da Namorada. Li em uma sentada. A história fala de uma ilha de inocência no meio do horror da Guerra através dessas crianças. Gostei muito, depois assisti o filme também, que é surpreendentemente fiel ao livro, coisa rara de se ver nesse tipo de adaptação.
    É uma boa dica, leiam/assistam.

Deixe um comentário

