Dia 160: O BBB da discórdia

Eu nunca pensei que ficaria aborrecida por causa de um reality show do qual eu não participo e que, teoricamente, não muda em nada a minha vida. Mas a verdade é que esses programas escondem – ou revelam – coisas muito reais. Eles podem até ser – e são – combinados, manipulados. Mas mostram coisas nossas, comportamentos, visões, ideologias, pensamentos incutidos durante séculos.

Há algum tempo, quando me exasperei com o pessoal que critica quem assiste o BBB, disse que aquilo é uma diversão, uma competição saudável entre quem assiste, um jogo de futebol. Bem, nem sempre. Não quando passa da torcida animada para a torcida ignorante. Ignorante no sentido mais literal da palavra; o que ignora.

No começo, quando começaram as torcidas para o Dourado, eu nem liguei. Não gostava dele por diversos motivos, mas, né, tesão é tesão, eu pensava. A torcida dele que eu acompanho é toda feminina, hétero e declaradamente atraída por ele. Sem exceções. Mas aí o cara vem e dá N motivos pra ser vaiado e as pessoas ganham outras N oportunidades para dizer ‘opa! Pera lá! Isso, não!’, e não acontece. Preferem insistir no erro.

Ou não é erro? Vai ver é identificação, vai ver concordam. Tá. Cada um, cada um. Aí o erro foi meu de ter, de alguma maneira, me identificado com essas pessoas? Vai ver.

Não me refiro à massa que só assiste a edição do Boninho. Ou, de repente, algum telespectador de passagem, que só tem tempo ou humor pra ver aquela uma horinha – porque ninguém é obrigado a ser à toa como eu e ficar acompanhando tudo – e que deve estar me chamando de drama queen. Tô falando é dos outros viciados, que pagam PPV ou assistem piratão ou ficam acompanhando via Twitter.

Tem gente que acha que falar da suástica é drama. Tudo bem. “Não é suástica, é manji.” Tá bom. Como existe essa polêmica, nem questiono. Mas daí a ouvi-lo dizer que bateria em qualquer pessoa que cantasse a sua namorada e achar normal me espanta. O pessoal mais indignado fez questão de frisar que ele disse ‘homem OU MULHER’, mas não é o que me aterroriza. Homem ou mulher, agressão é agressão. Me desculpe quem não acha isso, mas não acho que bater em homem seja mais desculpável que bater em mulher. Violência é violência, e eu não incentivo briga de machinhos.

Também disse que, se não estivesse na frente das câmeras, teria batido na Morango até mandá-la para o hospital. É pouco pra vocês? Então adicionem a super pérola que ele conseguiu proferir sobre a AIDS: heterossexuais não pegam.

O cara tem uma suásti… ops! um manji!, é homofóbico, machista e agressor. E ainda assim é pouco.

E aí nós, que não achamos isso bonito, é que passamos por doidos ou histéricas, porque nem o Boninho nem a Globo.com se comprometem a divulgar as barbaridades do seu favorito. Esse é mesmo o BBB do Dourado. Vai ganhar de lavada, apadrinhado não só pela massa do programa editado, como também pela ‘elite intelectual’ que acha um charme a ogrice dele e desculpa tudo alegando ignorância. Bom, a desculpa da ignorância é falha, segundo o pai do próprio, que diz que “o Marcelo foi criado no meio de homossexuais”, porque ele, o pai, é ‘homem de esquerda’, e a mãe, artista. O mais legal de tudo é que o ‘homem de esquerda’ disse isso pra livrar o filho da acusação de homofobia e acusar os outros de serem heterofóbicos. Não só falou um artigo inteiro de baboseiras como ainda destruiu o argumento de quem defende o filho. Fail ou Win?

(Ah, e devo lembrar que convivência com gays não necessariamente resulta em tolerância. Só no velho e cretino argumento: ‘Não sou homofóbico! Até tenho um amigo gay!’)

No fim, quem dança é a Morango, que foi a única que teve coragem de peitar o cara, bancando perder todos os fãs dele, e cujo maior demérito, segundo os depilados do Twitter, é ter bigode. Talvez ela tenha feito do modo errado, com os argumentos errados, mas fez, sim, a coisa certa. Mas como tem gente que já disse isso de forma muito melhor do que eu poderia dizer, passo a bola. E confio que alguém ainda vá perceber a contradição que é se dizer pró-LGBT e apoiar um cara desses. Sem mais.

Deixe um comentário

