Dia 222: Chimamanda Adichie

Na sexta-feira eu cheguei à aula da minha professora favorita atrasada, para ser avisada em seguida pelos meus colegas que havia perdido um vídeo que iria gostar de assistir. Já estavam debatendo e eu pude entender por cima do que se tratava. Anotei o nome do vídeo pra ver depois.

Em seguida, ao abrir o Google Reader, percebi que o Feministe tinha publicado exatamente o mesmo vídeo no dia anterior. Das duas, uma: ou isso foi uma extrema coincidência, visto que não se trata de um vídeo tão recente (foi postado em outubro de 2009), ou a minha professora lê o Feministe. Imaginem minha felicidade ao pensar nessa hipótese. Sei lá, nunca tinha passado pela minha cabeça.

Enfim, o tal vídeo* se trata de um discurso dado pela escritora Chimamanda Adichie no TEDGlobal 2009. Ela fala sobre a nossa visão estereotipada dos diversos grupos com que convivemos, causada por aquelas histórias únicas que a gente ouve incessantemente.

Eu enrolei demais pra postar isso aqui porque queria escrever um texto sobre várias coisas e situações que o vídeo me lembrou. Mas aí percebi que ia ficar muito longo, muito confuso e iria eventualmente sair do tópico. E que eu vou acabar entrando em assuntos tão delicados, que é melhor ir com calma. Eu ainda vou escrever, juro. Por hora, vejam o vídeo, porque são 20 minutos que valem a pena.

*Eu incorporei uma versão do YouTube no post porque tive problemas pra colocar o vídeo original, mas no site é possível ver o vídeo com legendas.

4 pensamentos sobre “Dia 222: Chimamanda Adichie

  1. Chimamanda é simplesmente incrível: em singelas palavras ela traduziu a perversidade (sempre travestida do odioso “sempre foi assim”) da “single story” que fomenta tantas práticas preconceituosas de toda a ordem!

    Seu sótão virtual é 10.

    abraço!

  2. Pingback: Dia 224: Desabafo brazuca « Tata Lombardi

Deixe um comentário

