Dia 233: Fogazza

Dia 2 de junho é a data da declaração da república na Itália. 2 de junho de 1946. Assim, esse período que começa em abril e termina nos primeiros dias de junho é cheio de festas italianas por aí. Em BH, por exemplo, vai acontecer uma no dia 30 de maio.

Em Barretos, como em qualquer boa cidade paulista, a gente também tem uma, promovida pela igreja do Rosário. É daquelas festas típicas do interior e de igreja, cheia de comida, apresentações amadoras e velhinhas com lenços (com as cores italianas, claro) na cabeça, mexendo panelões nas barraquinhas.

A comida é o destaque. Massas, massas e mais massas. Claro. Aquelas coisas clássicas, tipo gnocchi e lasagne. Mas o frenesi da festa é causado pela fogazza. Ah, a fogazza. Causa uma fila digna de virar quarteirão.

Mas não é simplesmente uma fogazza qualquer. É uma fogazza frita. Porque tem a assada também, mas a assada não gera fila. Comida boa é a que entope artéria.

Fui buscar uma pra jantar. Aliás, sejamos claros: uma, não; oito. O povo aqui faz estoque, sabe? Entrei naquela fila maravilhosa já pensando na ovada que eu ia levar, porque as velhinhas, coitadas, nem no desespero conseguem alimentar aquela horda. Saem oito fogazzas por leva. E eu ia levar todas de uma vez. A fila não ia andar depois de mim.

Enquanto esperava, a velhinha-mor ficava andando ao lado da fila tentando arrebanhar algum indeciso para a da fogazza assada. É uma gula a menos pra alimentar, né? E os que chegavam atrás iam tentando convencer os da frente também.

Saí com as minhas oito felicidades fritas pra comer em casa. Deixei uma fila inteira com inveja.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dia 233: Fogazza

  1. Pingback: Tweets that mention Dia 233: Fogazza « Tata Lombardi -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s