Honey & Clover

Acho que já falei desse anime aqui outras vezes. Comentei por cima. Mas preciso falar de novo, porque só agora terminei a segunda – e última temporada.

Honey & Clover é o anime que me acompanha na faculdade. Como eu disse antes, ele é ambientado em uma. Um grupo de amigos, todos estudantes de arte, que passam pelos questionamentos normais da fase. Eu me identifico muito com o Takemoto, o personagem central. Ele entrou no curso perdido, sem convicção, sem nenhum talento especial e acabou se vendo cercado de gente com talento demais. Se sentiu o loser.

O anime é todo bastante dramático, mas há uma diferença significativa entre as duas temporadas. A primeira é mais leve, cheia de situações cômicas. A segunda é mais pesada e séria. Eu assisti a primeira no começo de 2008. Takemoto entrava na faculdade, eu também. Eram todas aquelas situações de amigos, de diversão. Termino agora. Takemoto se formando, eu também. Os questionamentos, o medo do que vem por aí. Acho que por isso me identifiquei tanto. O final é bastante imprevisto. Eu não esperava. Mas foi muito bom.

Há dois pontos que me desagradam. O primeiro é a caracterização infantil da Hagumi. Achei excessivo. Tanto, que cheguei a me perguntar diversas vezes se eu não estava entendo errado. Comecei a achar que eu a via como adulta quando, na verdade, ela era um prodígio. Mas não. Ela tem a mesma idade de todos os personagens. E fica parecendo que ela tem oito anos de idade. Não só pela inabilidade social. O comportamento todo dela é muito infantil, muito estranho. Eu acabo sempre associando isso ao moe. Acho desconfortável.

O segundo é a caracterização das personagens femininas em geral. Todas – a não ser talvez pela Miwako -, desde a Hagumi – já citada – até a mãe do Takemoto, passando pela Yamada e pela Rika, são essencialmente frágeis e estão o tempo todo cercadas pelos personagens masculinos. Senti muita falta de uma personagem forte.

Mas vale a pena ver. Recomendo. A meta agora é assistir o dorama.

Deixe um comentário

